Para que serve compliance?
Licenças ambientais, regularização tributária, situação trabalhista, órgãos regulatórios…
Empreender não é tarefa simples. Disso você já sabe. E nem se trata só de ser “bom no negócio”!
Dentre outros cuidados, o empresário ainda precisa se preocupar com eventuais erros e até corrupção dentro do próprio empreendimento!
Parece muito complicado, né? Mas a solução pode ser bem simples.
Quem não quer organizar a empresa, atendendo às regras, planejando ações cuidadosamente e mantendo boa relação com os colaboradores?
Então, se você se identifica nesse perfil, é interessante pensar num programa de compliance!
Se ainda não sabe o que é, nem como isso é tão importante, leia nosso post e entenda melhor!
O que é compliance?
Estar em conformidade: é o significado de compliance.
O termo é originário do inglês e muito utilizado por empreendedores que têm visão de negócio e querem se consolidar.
Você já percebeu como a corrupção e as condutas antiéticas estão na mira do mercado?
É preciso entender que o consumidor – e cidadão – não quer mais fazer parte desse quadro.
E este é o momento ideal para botar a sua empresa em ordem!
Seguir regulamentos, observar as posições legais, respeitar procedimentos internos: são práticas essenciais ao sucesso de qualquer negócio daqui para frente.
Todavia, como são vários os detalhes a serem observados e diversos os pontos que demandam atenção (em razão do número de regras e até da burocracia), tornou-se essencial contar com um departamento especializado no assunto.
E o programa de compliance é uma medida que visa a conferir segurança e tranquilidade aos empreendedores e gestores.
Como ter um programa de compliance eficiente?
Antes de tudo, você deve buscar assessoria externa, e até criar um setor interno na empresa, para cuidar do assunto.
Após contratar profissionais especializados, é interessante que, primeiro, vocês se reúnam e elaborem o regimento interno ou código de ética empresarial.
Tendo o documento, ficará mais fácil conversar com os funcionários e explicar como devem proceder diante de cada situação.
Além disso, é essencial que a assessoria de compliance fique próxima aos funcionários e estabeleça vínculos de confiança mútua — para que o diálogo possa fluir naturalmente e todos tenham abertura para tirar dúvidas e trocar opiniões.
Como a intenção desse serviço é manter a empresa em ordem e reduzir o risco de problemas com descumprimento de normas, também é imprescindível que toda a equipe entenda que – mais do que cumprir obrigações – é preciso denunciar eventuais irregularidades.
Quais as vantagens deste serviço?
Ao investir num programa de compliance, a empresa terá inúmeros benefícios. O principal deles é a credibilidade perante terceiros (stakeholders).
Afinal, fazer clientes, fornecedores e investidores sentirem segurança para contratar com você é o maior diferencial que se pode oferecer.
Além disso, com profissionais capacitados e dedicados à função de manter sua empresa em ordem, você prestará o serviço mais eficiente e com menos riscos de imprevistos, o que trará visibilidade, reconhecimento e, certamente, boa economia.
Por outro lado, tendo programa de compliance, aumentam suas chances de obter descontos em linhas de crédito e até investir em mercados externos.
Mas, além de todas as vantagens já mencionadas, uma empresa organizada torna a rotina mais leve, fluida, e acaba aproximando você daqueles que têm a mesma intenção: manter a integridade!
Bom, com certeza quem investe em compliance só tem a ganhar!
Fonte: Blog Fortes Advogados