Marketing Digital: Quatro estratégias de que farão diferença para a sua empresa
Quando bem trabalhadas, as estratégias de Marketing Digital são capazes de gerar ótimos resultados para qualquer empresa, ajudando a fidelizar os clientes a até mesmo a aumentar as vendas.
Atualmente, várias estratégias de Marketing Digital estão disponíveis e são utilizadas no mercado. Mas como escolher a melhor estratégia de marketing para minha empresa?
Para ajudá-lo, separamos as 4 estratégias de Marketing Digital fundamentais que ajudarão sua empresa a ter mais sucesso. Confira!
Otimização para ferramentas de busca no Marketing Digital (SEO)
Qualquer estratégia de Marketing Digital que se preze precisa garantir que sua empresa esteja entre os primeiros resultados de busca no Google. E para ajudar sua organização a estar melhor posicionada nas buscas de seus usuários existe o SEO (Search Engine Optimization): um conjunto de boas práticas que buscam garantir as melhores posições nas buscas do Google ou em outras ferramentas de busca, como o Bing.
Para posicionar um site no resultado de pesquisa, o Google utiliza um ranking com centenas de critérios, mas valem algumas dicas que você pode utilizar e são relevantes para conquistar as primeiras posições para o seu site:
Conteúdo Relevante
Sua empresa precisa produzir conteúdo focado em palavras-chave que são usadas nas buscas feitas por seus clientes, aumentando a visibilidade de sua empresa.
Formatação do Texto
É preciso seguir uma série de boas práticas, como o uso correto das tags de cabeçalho H1, H2, H3 nos títulos de seu site, isso mostra aos navegadores qual a hierarquia do texto na sua página, o que é mais importante e os assuntos relacionados.
Formatação das Imagens
Já é meio clichê, mas uma verdade universal: Uma imagem vale mais que mil palavras! Por isso, escolha imagens relacionadas ao seu conteúdo. Além disso, as imagens devem seguir alguns critério:
“Peso” da Imagem
Preocupe-se com o tamanho das imagens, essa fator pode ser determinante para os seus acessos e posicionamento do Google. O tamanho da imagem influencia no carregamento do site, principalmente em conexões mais lentas, como as da telefonia móvel do Brasil, isso fará toda a diferença.
Texto Alternativo
Os mecanismos de busca tem dificuldade para identificar e indexar o conteúdo presente em imagens. Por esse motivo, atribuir um texto alternativo “alt” para todas as imagens do seu site é muito importante. Esse atributo, informará aos buscadores qual a “legenda” da imagem. Além disso, o atributo “alt” serve para que sistemas leitores de tela, utilizados deficientes visuais, identifiquem qual o contexto da imagem.
Sistema de Gerenciamento de Conteúdo
Para inserir conteúdo de forma rápida e utilizando as formatações corretas, você deve utilizar um bom CMS (Custom Management System). WordPress e o Joomla, são exemplos de gerenciadores que oferecem vários recursos importantes para o SEO.
Link Building
O link building é quando sites de terceiros direcionam links para o seu site. Ou seja, se você tem conteúdos relevantes e é citado por outros sites, isso mostra ao Google que seu site tem “algo de bom”, o que melhora a sua pontuação no page ranking.
Investir em SEO poderá gerar ótimos resultados para sua empresa a um custo baixo, mas é preciso lembrar que é uma estratégia que gera resultados no médio e longo prazo.
Links Patrocinados no Google Adwords
Se você deseja ser encontrado nas buscas feitas pelos usuários, mas não quer esperar muito tempo para ter resultados, o Google Adwords foi feito para você. Por meio desta ferramenta você pode criar anúncios específicos para cada uma de suas páginas, e logo após uma rápida configuração seu site irá aparecer nos resultados de busca, sem burocracia.
Porém, é preciso deixar claro que no Google Adwords você paga uma taxa por clique em seu link, e esse valor varia de acordo com o volume de buscas por aquele termo e a sua concorrência. De qualquer forma, os investimentos são bem flexíveis e você já pode começar suas campanhas com um baixo orçamento, com menos de R$ 100,00 você já destacar o seu site em algumas buscas.
Por este motivo, os anúncios precisam ser revisados e otimizados constantemente, para garantir o melhor ROI (retorno do investimento) possível para sua empresa.
Campanhas de e-mails marketing
O e-mail marketing é uma das estratégias de Marketing Digital muitas vezes menosprezada por alguns profissionais, mas que é capaz de gerar ótimos resultados. Isso porque é uma excelente ferramenta para o cliente em contato com sua empresa, dando motivos para que ele retorne a seu site ou loja virtual em busca de uma promoção ou mesmo o lançamento de produto.
Além de ser uma ferramenta útil para a divulgação de promoções, o e-mail marketing também ajuda no processo de nutrição de leads, essencial para converter os assinantes de sua newsletter em clientes, aumentando as vendas de sua empresa.
Mas é importante deixar claro, envie mensagens para pessoas com quem você já tem um relacionamento e que autorizaram o recebimento desse tipo de comunicação. Uma prática ainda comum, infelizmente, que você deve fugir é a de compra de listas de e-mails, essa ação é caracterizada como envio de SPAM e prejudica a sua marca de várias formas.
Canais de Redes Sociais para empresas
As redes sociais já deixaram de ser novidade há muito tempo, e são amplamente utilizadas pelas principais empresas do mercado para se relacionar com seus clientes.
E isso não é por acaso: a cada dia que passa, o número de usuários nas redes sociais aumenta de forma assustadora, tornando praticamente impossível investir em estratégias de Marketing Digital sem pensar em incluir as redes sociais.
Por meio das redes sociais você poderá promover seus produtos e serviços de forma eficiente, aumentando a interação com o seu público alvo e consequentemente impactando positivamente nas suas vendas. Além disso, poderá incentivar a divulgação espontânea de sua empresa entre seus fãs e seguidores, aumentando o alcance de sua marca perante o público, o que é ótimo para qualquer organização.
Mas é importante ter cuidado com alguns detalhes para que sua estratégia de presença em redes sociais seja positiva. Frequência de postagens, uma linha editorial relevante para o seu público alvo, uma linguagem adequada, o monitoramento e resposta rápida as interações são fatores predominantes para o sucesso nesses canais.
Investindo em estratégias de Marketing Digital sua empresa intensificará a presença na internet e, com isso, poderá melhorar a imagem da empresa e aumentar seus lucros.
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Fonte: Blog Atratis Digital