Saiba Quando é Interessante Enviar um Cartão de Agradecimento aos Clientes
Sua empresa tem o hábito de enviar cartão de agradecimento para seus clientes? Se você ainda não tinha pensado a respeito fica a dica de que esse é um método bastante eficiente para a fidelização dos consumidores que decidiram realizar a compra do seu produto/serviço. A pessoa que disponibilizou seus recursos financeiros para ter em casa algo produzido pela sua companhia precisa ter um motivo para voltar a realizar essa troca.
Cartão de agradecimento: Quando é importante enviá-lo?
Agradecer é demonstrar que reconhece a preferência dada pelo consumidor para a sua companhia e se sente grato por ela. Contudo, saber quando se valer do envio de um cartão de agradecimento é essencial para não parecer que está agradecendo demasiadamente. Tudo com equilíbrio é muito melhor, não é bom nem para mais e nem para menos.
A mensagem de agradecimento deve ajudar a fortalecer um momento em que o cliente está criando um vínculo com a sua companhia. Lojas virtuais, por exemplo, podem enviar cartões dentro da caixa das encomendas para que quanto os compradores as abrirem se deparem com mensagens que reconhecem a sua preferência.
No caso da identificação da primeira compra do indivíduo no site é possível enviar um cartão de agradecimento especial em que tal compra seja observada. As lojas físicas e/ou prestadoras de serviços podem estabelecer um calendário de envio de cartões em datas especiais como aniversário dos clientes, páscoa e natal. É interessante que haja um motivo para o envio dessa comunicação em agradecimento.
6 Dicas de como criar cartão de agradecimento aos clientes
Agora que você já sabe quando é interessante realizar o envio do cartão de agradecimento para os seus clientes deve estar se perguntando como criar uma comunicação efetiva com essa plataforma. Continue lendo e confira as dicas que listei para desenvolver um cartão eficiente no ato de agradecimento. Para que fique mais claro vou exemplificando cada parte da estrutura do cartão no decorrer dos tópicos.
1 – Dê início com o agradecimento aos clientes
O cartão de agradecimento deve iniciar com o próprio agradecimento para que o cliente compreenda que esse é o objetivo daquela comunicação. O receptor não pode ficar confuso quanto à mensagem que está sendo transmitida, entendendo que se trata de um cartão para agradecer já ficará mais aberto para outras eventuais mensagens embutidas no texto.
Exemplo:
“Caro cliente,
Obrigado por comprar conosco…”
2 – Expectativa da empresa
Tão importante quanto deixar claro que a companhia está agradecendo ao cliente pela compra é apresentar a expectativa da marca em relação ao uso do produto/serviço pelo comprador. A frase seguinte deve fazer com que o cliente se sinta feliz por ter feito essa opção de aquisição.
Exemplo:
“…Nossa empresa deseja que você tenha uma experiência especial com os produtos/serviços que acabou de receber…”
3 – Mensagem de reforço
O cartão de agradecimento pode ser usado também como um reforço para que os clientes mantenham seu desejo de realizar novas compras sentindo que são bem recebidos pela sua companhia e que a mesma está se esforçando para entregar somente a excelência. Essa mensagem pode aparecer num segundo parágrafo do cartão, será um reforço positivo.
Exemplo: “Estamos constantemente nos esforçando para tornar nossos produtos, atendimento e serviço de logística excelentes, então se por algum motivo você não viveu uma experiência perfeita solicitamos que entre em contato conosco e assim permita que possamos corrigir essa falha e lhe oferecer uma compensação…”
4 – Desejo de reparação por eventuais problemas
No item anterior além de um reforço positivo sobre a busca por excelência da marca há a menção do desejo de reparar qualquer inconveniente vivido pelo cliente. Isso denota humildade da companhia que reconhece que mesmo se dedicando pode enfrentar alguns percalços no caminho. O cliente gosta de saber que se precisar pode se comunicar com a organização para resolver situações que não estejam boas.
5 – Reforço do desejo de conhecer a opinião do cliente
Depois de reforçar que o cliente pode entrar em contato no caso de algum problema também é relevante solicitar a sua opinião positiva.
Exemplo:
“…Gostaríamos de pedir que aqueles que gostaram da experiência de compra também nos deem seu feedback, a satisfação dos clientes é o que nos move a trabalhar cada vez melhor…”
6 – Fechando com novo agradecimento
Para terminar bem o texto do cartão é interessante agradecer mais uma vez e abrir a possibilidade de uma nova compra ser realizada no futuro.
Exemplo:
“…Ficamos gratos pela preferência de comprar conosco e esperamos poder atendê-lo novamente em breve!”
Exemplo completo
Para que você possa ter uma melhor compreensão do exemplo que apresentei ao longo dos tópicos, vou replicá-lo em ordem a seguir:
“Caro cliente,
Obrigado por comprar conosco, nossa empresa deseja que você tenha uma experiência especial com os produtos/serviços que acabou de receber.
Estamos constantemente nos esforçando para tornar nossos produtos, atendimento e serviço de logística excelentes, então se por algum motivo você não viveu uma experiência perfeita solicitamos que entre em contato conosco e assim permita que possamos corrigir essa falha e lhe oferecer uma compensação.
Gostaríamos de pedir que aqueles que gostaram da experiência de compra também nos deem seu feedback, a satisfação dos clientes é o que nos move a trabalhar cada vez melhor. Ficamos gratos pela preferência de comprar conosco e esperamos poder atendê-lo novamente em breve!
Atenciosamente,
Equipe da Empresa X”.
Fonte: Marcus Marques